Macabeias da Colônia - Criptojudaísmo feminino na Bahia - SG1810m
Sku: 69288E72AFA5F
Categoria: InquisiçãoHistória do BrasilLivros
Quantidade Disponivel: 3 un
Por R$ 30,00
à vista R$ 28,50 economize 5% no Boleto Bancário
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Macabeias da Colônia - Criptojudaísmo feminino na Bahia, Angelo Adriano Faria de Assis, Editora Alameda, 2012, capa brochura, 408 páginas, muito bem conservado.
::: Judeus convertidos à força ao Cristianismo pelo rei D. Manuel em 1497, as primeiras gerações de cristãos-novos, os "batizados em pé", mantiveram em segredo a religião de seus ancestrais, o Judaísmo, que foi se transformando e recriando no correr do tempo, à mercê de uma memória que esmaecia cada vez mais. Memória alimentada também pela perseguição inquisitorial, que exigia dos cristãos-novos a confissão da heresia, sob pena de serem queimados nas fogueiras. É essa memória que, no caso da família tratada por Angelo Assis, é fundamental para o livro.
O pano de fundo para a narrativa principal é a história dos judeus na Península Ibérica. O antissemitismo que lá se desenvolveu de forma sui generis, a "pureza de sangue" e a questão judaica, fundamentais para a instalação do Tribunal do Santo Ofício em Portugal, são alguns dos temas apresentados pelo autor, preparando o leitor para a "história dos Antunes". Lina Gorenstein :::




